Este livro foi escrito a partir da Dissertação de Mestrado do autor,
Engenheiro Augusto M. L. Dorneles Filho, e reúne diversos critérios
básicos estabelecidos para a seleção de plásticos de engenharia
utilizados na fabricação de componentes automotivos.
A obra aborda
as principais propriedades consideradas na escolha de uma determinada
aplicação, incluindo, na maioria dos casos, uma descrição detalhada da
metodologia envolvida no ensaio. Além disso, um dos capítulos descreve o
programa de simulação que seleciona os plásticos a partir das
características requeridas em alguma das peças do automóvel.
O livro
constitui, portanto, uma excelente fonte de consulta não apenas para
aqueles profissionais que trabalham no setor automotivo, como também os
envolvidos em métodos de caracterização e propriedades de polímeros.
Profª. Drª. Bluma G. Soares – UFRJ – IMA
Diretora de Publicações da ABPol - Associação Brasileira de Polímeros
APRESENTAÇÃO
Este
livro tem por objetivo propor alguns critérios básicos para o
desenvolvimento de plásticos de engenharia em aplicações, componentes e
partes dos veículos chamados populares, particularmente no Brasil, em
substituição a partes tradicionalmente usinadas, fundidas ou injetadas
em ligas metálicas. A despeito da desconfiança que envolve alguns dos
componentes em plásticos que se destinam às aplicações automotivas, (e
uma das principais razões está nas elevadas temperaturas presentes em
algumas áreas do automóvel), as grandes indústrias do setor não deixam
de conceber novos projetos em polímeros de alta performance, para
aplicações tidas como críticas em termos de resistência geral. Os
chamados plásticos de engenharia são preferivelmente escolhidos pela sua
fácil processabilidade e flexibilidade em propiciar desenhos mais
complexos, com boa estabilidade dimensional e excelente resistência à
corrosão em ambientes de hostilidade química. No passado, as empresas
claramente optavam pelos plásticos chamados de termofixos, quase
esquecidos ou obsoletos (principalmente devido aos processamentos mais
custosos e/ou mais lentos). Hoje são largamente substituídos pelos
termoplásticos de engenharia, cujo consumo em alguns carros brasileiros
alcança cerca de 130 kg de plásticos em seu interior e/ou exterior,
reduzindo o peso total do automóvel, os custos de processos, aumentando a
economia de combustível, aliada a uma excelente aparência superficial.
Esta obra aborda a possibilidade de se propor critérios mais objetivos
na fase inicial de seleção de plásticos de engenharia (notadamente
poliamidas, acetais, poliésteres e policarbonato), aumentando a eficácia
da escolha e diminuindo custos (evitando erros e economizando tempo).
Enfim, um guia prático de consulta para engenheiros e profissionais do
setor automotivo brasileiro.
Cabe notar, que após esta fase inicial, a
decisão de escolha do material plástico deverá ser confirmada com a
execução e validação de testes específicos de performance e durabilidade
do produto acabado.
SOBRE O AUTOR
Augusto Marcelino Lopes Dornelles Filho
Mestre
em engenharia automotiva pela Escola Politécnica da Universidade de São
Paulo; graduado em Engenharia de Tecnologia Mecânica pela Unesp (Centro
Paula Souza), pós-graduado pela FGV (Escola de Administração de
Empresas de São Paulo) em Desenvolvimento de Habilidades em Marketing, e
bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e ainda
cursando licenciatura em Metodologia da Educação (USP). Tendo atuado em
empresas como Rhodia, Celanese – Plásticos de Engenharia, Ciba-Geigy,
Hoechst e DuPont, onde atualmente é gerente de marketing, vendas e
desenvolvimento de mercado na área de plásticos de engenharia.
Walter Jose Tangary Atolino
Engenheiro
de Materiais, com especialização em Polímeros e Metais e extensão
universitária em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal de São
Carlos. Pós-graduação em Administração de Negócios e Marketing pela FGV.
PGD em Economia pela University of London – Cefims (Centre of Financial
and Management Studies) – SOAS (School of Oriental and Asian Studies).
Mestrando em Sustainable Development pelo Imperial London College - SOAS
(UK). Atuou em empresas como Eaton, Ford, Pirelli e DuPont, onde
atualmente é gerente de marketing para a área automotiva da divisão
Polímeros de Engenharia.
ÍNDICE
Apresentação, 13
1 Introdução, 15
2 Principais propriedades dos plásticos de engenharia, 21
2.1 Conceito de propriedade em plásticos, 21
2.1.1 Propriedades imediatas e propriedades de uso contínuo, 23
2.2 Propriedades imediatas, 25
2.2.1 Propriedades físicas mais comuns, 25
2.2.1.1 Densidade (ASTM D-792), 26
2.2.1.2 Índice de fluidez (melt flow index – ASTM D-1238), 27
2.2.1.3 Absorção de umidade (ASTM D-570), 27
2.2.2 Principais propriedades imediatas de origem térmica, 27
2.2.2.1 Temperatura de fusão (ISO 3146), 27
2.2.2.2 Teor de cinzas (ASTM D-2584), 28
2.2.3 Propriedades mecânicas imediatas mais comuns, 29
2.2.3.1 Resistência à tração, alongamento na ruptura e módulo elástico na tração (ASTM D-638), 29
2.2.3.2 Módulo de flexão (ASTM D-790), 30
2.2.3.3 Resistência ao impacto Izod e Charpy (ASTM D-256), 31
2.2.3.4 Dureza superficial (ASTM D-785), 33
2.3 Propriedades de uso contínuo, 33
2.3.1 Propriedades de origens térmicas mais comuns, 34
2.3.1.1 Ponto Vicat (ASTM D-1525), 34
2.3.1.2 Temperatura de deflexão ao calor (ASTM D-648), 34
2.3.1.3 Temperatura de transição vítrea (ASTM E-1356), 35
2.3.1.4 Coeficiente de dilatação térmica (ASTM D-696), 36
2.3.2 Propriedades de origem elétrica mais comuns, 37
2.3.2.1 Resistência dielétrica (ASTM D-149), 37
2.3.2.2 Resistividade volumétrica (ASTM D-257), 37
2.3.2.3 Constante dielétrica (ASTM D-150), 37
2.3.2.4 Resistência ao arco voltaico (ASTM D-495), 37
2.3.3 Propriedades de origem mecânica mais comuns, 38
2.3.3.1 Resistência à fluência ou creep (ASTM D-2990), 38
2.3.3.2 Módulo de fluência (ISO 899-2), 39
2.3.3.3 Resistência ao desgaste por abrasão (ASTM D-1044), 39
2.3.3.4 Coeficiente de atrito (ASTM D-1894), 40
2.3.4 Propriedades de uso contínuo de origem química, 40
2.3.4.1 Resistência química (ASTM D-543), 40
2.3.5 Propriedades de uso contínuo: testes do Underwriters Laboratories (UL), 40
2.3.5.1 Xenon-test (UL 746 C), 40
2.3.5.2 Índice comparativo de rastreamento modificado para aplicações automotivas (CTI – UL 746 A), 41
2.3.5.3 Resistência à chama (UL 94), 42
2.4 Comparativo de propriedades para plásticos de engenharia, 43
3 Metodologia proposta para seleção de plásticos de engenharia, 49
3.1 Escolha das propriedades imediatas e de uso contínuo, 49
3.2 Escolha dos plásticos de engenharia para a seleção, 51
3.3 Relação entre funções do produto e propriedades dos plásticos de engenharia, 52
3.3.1 Áreas exteriores, 52
3.3.2 Áreas do compartimento do motor, 54
3.3.3 Áreas interiores, 55
3.3.4 Áreas de componentes eletroautomotivos, 56
3.4 A função econômica (reduzir custos), 57
3.5 Pontuação para os plásticos de engenharia escolhidos, 58
3.6 Método de pontuação, pesos das funções e propriedades escolhidas .. 73
4 Matriz eletrônica de seleção de plásticos de engenharia, 83
4.1 Descritivo para a construção da matriz eletrônica, 83
5 Simulações, resultados e discussão, 93
5.1 Simulações de aplicações na área externa de um veículo popular, 94
5.1.1 Base da portinhola do tanque de combustível, 94
5.1.2 Conjunto do farol: lente e máscara da moldura, 101
5.1.2.1 Lente do conjunto do farol, 102
5.1.2.2 Máscara da moldura do conjunto do farol, 106
5.1.3 Haste do limpador de parabrisa traseiro, 110
5.1.4 Base do espelho lateral, 114
5.2 Simulações de aplicações na área do compartimento do motor, 118
5.2.1 Galeria de combustível, 118
5.2.2 Módulo frontal para sistemas, 126
5.3 Simulações de aplicações na área do compartimento interior, 131
5.3.1 Capa deslizadora do cinto de segurança, 131
5.3.2 Capa para air bag, 136
5.4 Simulações em áreas de componentes eletroautomotivos, 141
5.4.1 Base, capa e carretel de bobina de relê de controle, 141
5.4.2 Conectores internos do painel, 146
5.5 Simulação: conceito de componente automotivo em plásticos de engenharia, 151
5.5.1 Conjunto capa plástica da engrenagem de transmissão, 151
5.5.2 Motivação para produção da peça em plástico de engenharia, 151
5.6 Resultados e discussão, 157
6 Conclusão, 163
Referências bibliográficas, 167
Anexos: normas ISO e SAE, 168
Detalhes | |
Autor | Augusto Dornelles Filho/Marcelino Lopes /Walter Jose Tangary |
Editora | ARTLIBER EDITORA LTDA |
Encadernação | BROCHURA |
Especialidade | ENGENHARIA, GERAL |
ISBN | 8588098482 |
ISBN13 | 9788588098480 |
Lançamento | 1ª Edição - Ano 2009 |
Páginas | 168 |
PLÁSTICOS DE ENGENHARIA - SELEÇÃO ELETRÔNICA NO CASO AUTOMOTIVO
- Autor: Augusto Dornelles Filho/Marcelino Lopes /Walter Jose Tangary
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