Nos últimos anos a palavra "qualidade" tem sido sinônimo de sucesso ou
fracasso para muitas empresas, fruto da capacidade que cada uma tem de
interpretar adequadamente o conceito de qualidade.
Este livro
traz a tona essas discussões tão atuais, apresentando uma proposta de um
modelo de visão sistêmica da qualidade, o qual está estruturado pelos
desejos e atributos de seus clientes. Para desenvolve-la foi utilizada a
abordagem do Projeto Axiomático, com o objetivo de se desenvolver "boas
práticas de projeto".
APRESENTAÇÃO
Nos
últimos anos a palavra qualidade tem sido sinônimo de sucesso ou
fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem
de interpretar adequadamente o conceito da qualidade. Dentro de um
contexto impulsionador e estimulador de profundas transformações, em
nome da qualidade têm-se alterado padrões, expectativas, exigências,
comportamentos econômicos e sociais, criando-se e consolidando-se novos
paradigmas. E a ampliação dos limites de abordagem tem feito com que a
qualidade abandone o conceito relativo ao simples ato de controlar
produtos e processos, evoluindo para uma visão sistêmica da gestão da
qualidade que abrange toda a organização. Dessa forma, como a qualidade
pode ser melhor gerida nas organizações? Ela é realmente um fator de
vantagem competitiva para as empresas? E se for, é possível avaliar o
seu desempenho?
Este livro traz à tona estas discussões tão
atuais, apresentando uma proposta de um modelo de visão sistêmica da
qualidade, o qual está estruturado pelos desejos e atributos de seus
clientes. Em seu desenvolvimento utilizou-se a abordagem do Projeto
Axiomático, estabelecida em função de axiomas, corolários e teoremas,
com o objetivo de se desenvolver o que se denomina de “boas práticas de
projeto” na construção de um modelo de visão sistêmica da qualidade.
Também
explora a utilização do modelo desenvolvido no auxílio à avaliação de
desempenho suportada pela abordagem do Balanced Scorecard, bem como uma
análise comparativa do modelo proposto com alguns sistemas da qualidade
utilizados na indústria automobilística, como a ISO9001, QS9000, AVSQ94,
EAQF94 e VDA6.1. As considerações sobre os benefícios e problemas
verificados no desenvolvimento do modelo de visão sistêmica da qualidade
e da utilização da abordagem do Projeto Axiomático na área da Gestão da
Qualidade, possibilitam verificar dois aspectos importantes que merecem
a atenção do leitor: o primeiro indica a possibilidade de se
desenvolver um sistema de gestão da qualidade que permita contemplar
atributos e requisitos dos clientes (internos e externos) de uma
organização; e o segundo estabelece a possibilidade de se avaliar o
desempenho e eficácia de um sistema de gestão da qualidade,
verificando-se a capacidade deste sistema em atender aos atributos e
requisitos dos clientes.
SOBRE O AUTOR
Felipe Araújo Calarge é graduado em engenharia mecânica pela Faculdade
de Engenharia Mecânica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
(SP) e em ciências econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp.
Mestre e Doutor pela Unicamp, Felipe fez cursos de aperfeiçoamento e
treinamento em processos de fabricação no Japão, com auxílio da JICA
Japan International Cooperation Agency).
É professor da
faculdade de engenharia mecânica da Unimep – Universidade Metodista de
Piracicaba (SP), onde atua na graduação como supervisor de estágios dos
cursos de engenharia e como professor convidado do programa de
pós-graduação em engenharia de produção. É ainda pesquisador do Núcleo
de Manufatura Avançada, do Programa de Núcleos de Excelência, da Escola
de Engenharia de São Carlos (SP).
ÍNDICE
Capítulo 1 - Introdução
A necessidade de se abordar sistemicamente o conceito de qualidade nas organizações
Metodologia para estruturação da Visão Sistêmica daQualidade
A estrutura de apresentação dos capítulos deste livro
Capítulo 2 -Mercados globalizados implicam em empresas reestruturadas
A atual necessidade de reestruturação das empresas
O conceito de estratégia empresarial: do tradicional às novas proposições
A Visão da Empresa Baseada em Recursos
A questão da análise estratégica de recursos intangíveis
A questão ambiental como fator de vantagem competitiva das empresas
Capítulo 3 - A Qualidade como fator de vantagem competitiva para as organizações
Qualidade: algumas definições, conceitos e abordagens
O conceito de Gestão da Qualidade Total
A Gestão da Qualidade Total visando vantagens competitivas para a empresa
A certificação de sistemas da qualidade
Visões contrastantes: qualidade certificada versus qualidade total
A Gestão da Qualidade Total aplicada a pequenas e médias empresas
A Gestão da Qualidade aplicada em mercados globalizados
Capítulo 4 - Uma metodologia para estruturar um Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A abordagem do Projeto Axiomático:aspectos históricos e característicos
Conceitos e fundamentos principais do Axiomatic Design
Axiomas, corolários e teoremas da abordagem do Axiomatic Design
Capítulo 5 - O desenvolvimento de um modelo enfocando a Visão
Sistêmica da Qualidade
Definição e caracterização dos atributos dos clientes
Determinação de requisitos funcionais e parâmetros de projeto de 1° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 2° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 3° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 4° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 5° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 6° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 7° nível da estrutura hierárquica
Capítulo 6 - Aspectos Aplicativos e desdobramentos da Visão Sistêmica da Qualidade
A avaliação de consistência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
Priorização para implementação das soluções propostas pelo
Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A Visão Sistêmica da Qualidade conjugada à abordagem estratégica da organização
A aderência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade com alguns sistemas da qualidade aplicados ao setor automotivo
Capítulo 7 - Abrangência de aplicações da Visão Sistêmica da Qualidade
Desenvolvimento e aplicação da abordagem do Axiomatic Design em outras áreas
Aspectos aplicativos da Visão Sistêmica da Qualidade
Detalhes | |
Autor | Felipe Araújo Calarge |
Editora | ARTLIBER EDITORA LTDA |
Encadernação | BROCHURA |
Especialidade | ADMINISTRACAO E NEGOCIOS |
ISBN | 8588098067 |
ISBN13 | 9788588098060 |
Lançamento | 1ª Edição - Ano 2001 |
Páginas | 260 |
VISAO SISTEMICA DA QUALIDADE
- Autor: Felipe Araújo Calarge
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$50,00